top of page

Transmídia

Referências

FIGUEIREDO, Camila Augusta Pires de. Em busca da experiência expandida: revisitando a adaptação por meio da franquia transmidiática. 2016. 238 p. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/ECAP-A8JFED. Acesso em: 13 mar. 2025.


JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Tradução: Susana L. de Alexandria. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2022.


MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues; FERRAZ, Bruna Fontes. Leituras transversais: interartes e intermídia. São Paulo: Editora Mackenzie, 2023.


RYAN, Marie-Laure. Narrativa transmídia e transficcionalidade. Tradução: Guilherme Gontijo Flores. Celeuma, n. 3, p. 96-128, dez. 2013. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/celeuma/article/view/87713. Acesso em: 13 mar. 2025.

Como citar este verbete

ANDRADE NETO, Adeval Ferreira de. Transmídia. In: MOREIRA, Maria Elisa Rodrigues (org.). Glossário Audiovisual do LICEX. São Paulo, 2025. Disponível em: https://www.grupolicex.com/glossario-verbete/transmidia. Acesso em: dia/mês/ano.

Adeval Ferreira de Andrade Neto

O conceito de transmídia surge atrelado ao cenário de “cultura da convergência” no qual vivemos (Moreira; Ferraz, 2023), ou seja, surge a partir das novas formas de consumo e de entretenimento, possibilitadas pela evolução comunicacional e da internet. Essa evolução acarreta o surgimento de mídias diversas, as quais viabilizam não só uma ampla apreciação de determinado conteúdo, mas também uma participação coletiva e ativa por parte dos usuários, espectadores e fãs.


Apesar de algumas vezes se confundir com o conceito de intermidialidade, a transmídia tem abordagens um tanto quanto diferentes. Se separarmos o termo transmídia, veremos que ele é composto do prefixo trans-, junto à base mídia. Nesse sentido, podemos entender que a transmídia diz respeito às relações que vão além das mídias, ou seja, que transpassam as fronteiras das mídias, embora seja inegável que quando estamos nesse campo haja relação entre elas, o que possibilita até mesmo a inclusão da transmídia nos Estudos Intermidiáticos.


Todavia, os fenômenos transmídia desenrolam-se através de múltiplas plataformas de mídia, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo (Jenkins, 2022, p. 140). Em outras palavras, diferentemente da intermídia, em que as mídias se unem para a produção de um todo, na transmídia cada mídia contribui com o que tem de melhor para a construção do todo, porém de forma individual.


Assim como a intermidialidade, a transmídia abrange muitos fenômenos; no entanto, apesar dessa dimensão, cabe aqui destacar dois aspectos importantes da sua teoria. Para a construção das narrativas transmídia existem duas possibilidades: a primeira ocorre quando a história é pensada desde o início para ser transmídia; e a segunda, mais comum, ocorre quando uma determinada narrativa ganha sequências e prequelas devido à sua espontânea popularidade (Ryan, 2013, p. 97).


Geralmente a transmídia é associada às narrativas, haja vista sua grafia mais adotada na Língua Inglesa: Transmedia Storytelling. No entanto, as práticas transmídia vão além da narrativa (Figueiredo, 2016, p. 29). Portanto, podemos encontrar construções transmídia tanto no meio narrativo, como em Star Wars, O Senhor dos Anéis e Matrix, quanto em Jogos de Realidade Alternativa, no jornalismo e até mesmo na publicidade.

bottom of page